PELO MUNDO COM RENATO GALVÃO

A réplica da Arca



A Arca de Noé - Parte Final.                                          

De posse da tabuleta de argila cunhada pelos Sumérios e após sua tradução, o Arqueólogo Dr. Irving Finkel, resolveu premiar seu trabalho de mais de 20 anos de tradução, seguindo as instruções contidas na referida tabuleta, construindo uma réplica, em menor dimensão, da Arca de Noé. Sabe-se que as instruções na tabuleta de argila, não se tratava apenas de como construir a arca. O texto traduzido informa até mesmo quais animais devem ser embarcados e frisa que estes deverão ser em pares. Pasmem! Esta tabuleta foi escrita há mais de 4.000 anos da era cristã.

A Reconstrução da Arca em tempos modernos.



De acordo com as informações contidas no achado arqueológico no inicio dos anos 40, a arca deveria ter 67 metros de diâmetro, 3600 pilares e paredes de 6 metros de altura com 30 tábuas paralelas impermeabilizadas com aproximadamente 15 cm de betume. Desta forma, a arca teria um tamanho aproximado a meio campo de futebol, dois pavimentos e teria sido usado aproximadamente 700.000 metros de cordas.



Munido das informações extraídas da tabuleta, com a ajuda de uma equipe, o Dr. Finkel partiu para construir a réplica da Arca de Noé em escala menor. Em Kerala, sudoeste da Índia, a equipe decidiu que não seriam usadas ferramentas modernas, pregos e/ou colas. Todo o trabalho deveria ser feito seguindo com fidelidade o manual contido na tabuleta. Grande parte do material a ser usado foi importado e transportado por elefantes até o local da obra.



Segundo a equipe montada pelo Dr. Finkel, a maior dificuldade encontrada por eles foi a aplicação de betume no exterior e interior do grande barco para impermeabiliza-lo. Infelizmente o material utilizado, com a falta do betume usado na época que a Arca de Noé fora construída, era alternativo e de pior qualidade. No final de quatro longos meses, o que se teve como resultado foi uma arca feita de bambu, junco e palmeiras. Um barco com dois pavimentos e com aproximadamente 35 toneladas. 

A equipe resolveu testar a sua replica, porém, infelizmente, quando a embarcação foi posta à prova, lançada ao mar, a água começou a invadir os compartimentos e se não fosse a bomba de sucção utilizada, certamente o trabalho do Dr. Finkel e sua equipe, teria afundado.

Há muitas controvérsias referente a este episódio contato no Gêneses bíblico. Há muitos estudiosos, historiadores e outros que duvidam do acontecimento do Dilúvio. Todas as civilizações que floresceram antes da era cristã contavam histórias sobre o dilúvio e sobre uma arca ou grande embarcação que navegou pelas águas turbulentas por um período de inundação de grande parte do planeta contendo representantes da flora, flora e humanos. Todas essas histórias, certamente, a origem está nos escritos ou registros deixados pelos Sumérios. Eles viveram o momento, embora não soubessem a origem. Eles foram testemunhas e ajudaram a construir a grande embarcação engendrada por Ziusudra, o filho terráqueo de Enki. Muitos de seus escritos mostram e comprovam acontecimentos que até os dias de hoje não tinham explicação. Porém, muito mais histórias serão esclarecidas pelos achados arqueológicos Sumérios com o passar do tempo. Acreditem, há muito mais vindo por aí...



Fontes e Fotos:

Arqueólogo recria Arca de Noé segundo instruções de 4 mil anos - Mega Curioso

Wikipédia, Megacurioso e Dailymail

Renato Galvão

Artista Plástico, Escritor, Poeta e Produtor cultural. Editor, Design Gráfico e Copydeskna Rio de Flores Editora e Coletâneas, criada pelo artistapara dar ênfase aos seus projetos literários e as suas publicações autorais. Criou o Programa Estrelas, a RGvídeos, para dar suporte a Rio de Flores Editora na divulgação da Cultura, Artes e Artistas. Seus Projetos Rio de Flores e Encantos da Lua, foram coletâneas exclusivamente lançadas para atingir e divulgar escritores (as) anônimos. Entre as várias parcerias, tem como ponto principal de divulgação e apoio aos artistas, o Jornal Escritores da Serra.






13 comentários:

  1. Adorei...
    Assisto muito futebol, mas nunca por este prisma...
    Acho que você marcou um belo gol.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Se a gente pesquisar um pouco mais vai encontrar outros heróis. Eles são discretos, quietinhos não falam do que fazem ou fizeram.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Os heróis são discretos, silenciosos. Certente tem muitos outros por aí.
    Parabéns ao herói que salvou o mundo!

    ResponderExcluir
  5. Grandes heróis. Materia interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus e seus conhecimentos. Ele está no lugar certo e na hora certa. Principalmente tomando a certa decisão. Um verdadeiro Herói

    ResponderExcluir
  7. Que escrita maravilhosa! Parabéns amigo Renato Galvão!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns merecidamente você Renato Galvão um grande artista incentivando grandes escritores poetas seu trabalho é schow muita ternura pra você

    ResponderExcluir
  9. Mano vc é de um talento impressionante de uma inteligência maravilhosa. Adorei tudo que li. Parabéns. Vc é merecedor de muitas palmas.

    ResponderExcluir