terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

TERESÓPOLIS DE OUTRORA

 


shirleipinheiro71@gmail.com


Houve um tempo em que Teresópolis viveu o charme da estrada de ferro e suas locomotivas, em 1908 começou a circular na cidade o trem que vinha da cidade do Rio subindo a serra. Partindo do porto de Piedade nos fundos da Bahia de Guarabara chegando ao Alto, em 1919 a linha chegou até o centro da cidade no bairro da Várzea.
Antes de 1940, porém, o trecho entre o porto de Piedade e Magé foi desfeito e os trens para Teresópolis operados pela Central do Brasil passaram a sair da estação Barão de Mauá e seguia pela linha da Leopoldina até Magé.



Em 9 de março de 1957 o trem desceu a serra pela última vez,a estrada de ferro Teresópolis teve as suas atividades encerradas no trecho entre Guapimirim e a região da Várzea onde ficava a estação final. Com o fim desse trecho grande parte do material rodante acabaram sucateados e alguns vagões em bom estado foram reutilizados pela estação Leopoldina.
Os vagões da primeira classe que eram mais luxuosos foram usados pela Leopoldina Railway, já o restante dos vagões foram realocados em outros ramais. A estação Leopoldina continuou a operar no trecho do subúrbio (estação Barão de Mauá até Guapimirim. 
A estação da Várzea depois do encerramento de suas atividades foi demolida em 1958, local onde é hoje o Colégio Estadual Edmundo Bitencourt. Muitas obras da ferrovia foram simplesmente abandonadas.

    

Deixo abaixo links de um material rico e completo sobre os tempos da estrada de ferro em Teresópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário