sexta-feira, 1 de abril de 2022

REFLEXÃO POR TANIA COSTA

 

FALANDO EM SALVAÇÃO

 

Quando se fala em salvação, logo nos vem à mente a ideia de que estamos falando de religião. Mas, na verdade, este é um tema bem abrangente.
Salvação do quê? O que precisamos salvar, de quê, de quem?
São tantas as indagações que podem ser feitas a respeito deste assunto. Salvação pode ser pensada de várias maneiras: salvação da alma; salvação do espírito; salvação de algo que nos aprisiona; salvação de uma situação conflitante; salvação de uma doença; infinitas probabilidades.
Salvação segundo o dicionário da língua portuguesa é “um substantivo feminino que significa ação ou efeito de salvar (se), de libertar (se).”  Diante disso, ficamos a nos perguntar do que precisamos nos salvar ou nos libertar.
Se falarmos com algum cristão sobre o assunto, automaticamente, ele nos falará sobre a salvação de nossa alma, se falarmos com um espírita, acredito que nos falará da salvação do espírito e assim, cada um tem sua teoria formada sobre a palavra que muito tem se falado atualmente, salvação.
Para mim, salvação está relacionada, como diz no dicionário, a liberdade!
O mundo está precisando urgente de salvação!
Estamos vivendo tempos difíceis, tempo de doenças, de guerras, de golpes, de sofrimento. Não temos mais liberdade de falar o que pensamos, de ser o que queremos, o amor esfriou, o respeito está a cada dia mais escasso. A natureza sendo destruída. Estamos vivendo o tempo em que o básico se tornou trivial e o trivial, o fútil, se transformou em essencial. Realmente precisamos de salvação! Mas, como diz o personagem Chapolin Colorado, “- quem poderá nos defender?”
Sou cristã e acredito na salvação que vem de Deus, mas não quero discutir religião e nem tampouco entrar nessa questão porque respeito todas as opiniões. Além do que, o assunto a que me refiro é a salvação como um todo, aquela que salva da dor, do choro, da depressão que vem assolando as famílias.
Então, o que falar sobre o tema em questão?
Salvação! Todos nós precisamos dela em algum momento de nossa vida.
Posso citar vários exemplos de que o que digo é verdade.
Quantas mães sofrem por ver seus filhos, que geraram, deram amor, educação, perdidos no mundo das drogas.
Esse é um grande mal que atinge milhares de jovens, das mais distintas classes sociais, de muitos tipos de famílias. Há um preconceito de fala que o drogado vem de famílias pobres, de famílias desestruturadas, mas, a verdade é que esse maldito vício atinge a todos, não há escolha de classes ou de famílias. Este é um mal que vem se alastrando com muita velocidade, mais rápido do que a pandemia, mais assustador talvez até do que a guerra.
Parece absurdo falar assim, porque a pandemia e a guerra deixam muitos mortos, muita dor, muita tristeza, algo que me entristece profundamente. Mas, a droga é um mal silencioso que vai invadindo os lares, as escolas, o mundo em geral e quase ninguém percebe, só nos damos conta desse grande mal quando nos deparamos com uma situação a nossa frente, que nos obriga a enxergar, quando muitas vezes não há mais tempo para atingir a salvação ou liberdade do vício que aprisiona mais do que uma prisão física e que mata todo o dia muitos jovens.
Existem muitos outros exemplos de situações extremas que precisam dessa tal salvação. Um câncer, por exemplo. Quantas pessoas estão contraindo essa doença terrível que maltrata o doente e todos a sua volta! É alarmante.
Mas, deixemos de falar de coisas ruins e vamos falar de coisas boas.
Salvação, como conseguir?
Para mim, salvação, embora pareça algo muito difícil de conseguirmos em vista de tudo que está acontecendo, significa algo maravilhoso. Quem não quer ser liberto, ser salvo do que lhe aprisiona?
Poder viver em paz, com dignidade, é isso que a salvação proporciona. E posso afirmar, que não é difícil de atingirmos esta meta. Ela está ao nosso alcance, basta que tenhamos esperança, que busquemos sabedoria para lidar com o mal que nos aflige. Essas são as palavras chaves para alcançarmos a tão sonhada salvação. Primeiramente temos que ter fé, depois temos de não perder a esperança de dias melhores e então buscarmos sabedoria. Feito isto, encontraremos o que procuramos.
Vivamos nossa vida sem tantas preocupações, tendo a certeza de que vamos nos libertar.
Certa vez, alguém me disse que a palavra preocupação significa exatamente o que está escrito: uma “ pré-ocupação”. Ficamos nos preocupando com coisas que nem sabemos se vão acontecer, por vezes nos preocupamos com algo que parece que vai ser o fim e quando menos nos damos conta, passou, se resolveu.
Que possamos ser salvos de nós mesmos, de nossas inquietudes, de nossos medos, de nossa ansiedade, daquilo que nos tortura e escraviza.
Que possamos ajudar o outro a ser salvo, que possamos ajuda-lo sem que venhamos a nos intrometer em sua vida ou tirar ainda mais sua liberdade.
Que venhamos a compreender que a salvação do outro depende também da nossa, que para ajudar outra pessoa a ser salvo precisamos demonstrar amor, solidariedade, e para isso, precisamos estar tranquilos, em paz com nós mesmos, salvos.
Falando em salvação, somos responsáveis por aquilo que criamos em nossa mente, que passamos para outras pessoas a nossa volta, então tenhamos cuidado. A palavra é uma arma poderosa que pode ser usada a nosso favor ou contra nós. Sabendo disso vamos usar as palavras para nos salvar e consequentemente salvar a quem precisa.
Que tal começarmos com a palavra amor? Depois podemos passar para amigo. E assim por diante. Existem uma infinidade de palavras que bem cultivadas, darão frutos maravilhosos nas terras férteis que levam a salvação.
Deus abençoe a todos, e que possamos compreender o real sentido dessa palavra maravilhosa que muito tem a nos dizer e fazer por nós.

Tania Costa é escritora desde a adolescência, mas conseguiu realizar seu sonho de infância em 2020 quando publicou seu primeiro livro A Fazenda das Borboletas pela Editora UNISV. Nascida em São José do Norte, vinda de família humilde, extremamente tímida, sempre teve muito gosto pela leitura, quando não estava na escola passava horas lendo. É presidente de uma ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.


 



3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, uma reflexão importante sobre a salvação em seus diferentes olhares. Amei 💕

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo autoral! Transcreve pensamentos, emoções, atualidade.

    ResponderExcluir