domingo, 1 de agosto de 2021

ENTREVISTA ALESSANDRO LOPES SILVA.

 

Alessandro Lopes Silva, natural de Teresópolis/RJ. Graduado em História pela Universidade Norte do Paraná, é membro da Academia de Letras do Brasil-Teresópolis. Autor de vários artigos é do livro "Contos do interior lendas do Brasil". Colunista da REVISTA DE HISTÓRIA AMNÉSIA há sete anos já participou de várias antologias entre elas coletânea 50 vozes do Brasil 1,2,3.
Organizou a coletânea Amigos da internet e Dos navegantes trabalho lusofonia.
Participou das antologias da ALB Teresópolis 2019 e 2020..
Antologia Flores no Deserto
Organizador da antologia Duas faces de uma Mulher 2021, Contos do
interior II Noite Sombria 2020, livro Correspondência entre amigos I em
2020 e correspondência entre amigos II 2021,
o livro VOCÊ NUNCA ANDARÁ SOZINHO 2021.
Coletâneas pelo projeto Appare:
Coletânea "Família -Doces Lembranças"
Coletânea O Nordeste de João Cabral de Melo Neto
Coletânea 2020 -O Mundo parou!!
Relatos do período da Pandemia
Coletânea Cotidiano Introspectivo -Centenário de Clarice Lispector
Coletânea ALágrima e oTempo


Jornal escritores da serra: Quando e como foi o seu início na literatura?

 

Alessandro Lopes Silva: Devido minhas limitações tive dificuldade em aprender a ler e escrever, então quando consegui, me tornei leitor compulsivo, agora o ano não me recordo.

 

JES: Qual gênero literário mais se identifica?

ALS: Particularmente todos. Mas o que mas me atrai são: História, Terror e Teologia

 

JES: Você é historiador, fale um pouco sobre seu trabalho na revista Amnésia.

ALS: Sou colunista da revista Amnésia, a convite do saudoso professor Luiz Alberto Rocha na época presidente da revista, na mesma fiz grandes amigos como Rodrigo hoje como presidente da revista, Artur nem preciso falar, entre outros. Hoje já devo ter cerca de 20 artigos publicados ,sobre história local e geral.

 

JES: Sua deficiência de alguma forma contribuiu para sua carreira hoje ?

ALS: Sim. Pois devido a minha deficiência nunca veio nada de mão beijada para mim , sempre tive que lutar e briga para conquistar meus sonhos e objetivos.

 

JES: Qual a mensagem que você deixaria para quem se vê limitado de alguma forma a buscar seus objetivos?

ALS: Deixo para  os leitores a frase que uso para minha vida  A única pessoa que pode limitar você é você mesmo. Todos sempre disseram que eu nunca chegaria a lugar nenhum , eu pegava essas palavras como combustível para provar mim mesmo que era capaz.

 

JES: Na sua opinião o que falta para a cultura no país?

ALS: Falta um pouco de força de vontade, pois e mais fácil controle de um povo que tem cultura ou conhecimento ou aquele não conhece seus direitos e deveres.

 

JES: Como tem sido sua rotina de trabalho literário durante a pandemia do Coronavírus?

ALS: A minha rotina não foi alterada pois sempre gostei de ficar mais recluso.

 

JES: Quais são seus planos para quando a pandemia passar?

ALS: Eu não espero a pandemia passar, para produzir ou escrever. Mas quando ela passar vou dar uma grande festa.

 

JES: Você é um ativo organizador de antologias e já publicou livros, Como você administra essa rotina?

ALS: Para mim Shirlei não é uma rotina ou trabalho, faço por prazer. Meus livros eu exponho minhas ideias e conhecimento. Já nas antologia sobre nosso país e cidade, temos autores maravilhosos mas muitos não têm condições de fazer um livro ai com as antologias eles tem essa possibilidade o mais importante difundir a literatura e escrita.

 

 

Perguntas rápidas:

Livro favorito?

Bom dia Espírito Santo- Benny Hinn

Filme favorito?

Espera de um Milagre

Ator ou atriz favoritos?

Sean Connery

Autor favorito?

Lev Nikolaevitch Tolstoi

 

Escreva abaixo um trecho de algum livro que goste. Pode ser seu livro.

Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: Tempo e Paciência.

Leon Tolstói (Guerra e Paz)


Publicação autorizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário