domingo, 1 de agosto de 2021

AUTOR DO MÊS!

 


Letícia de Queiroz é natural de Teresópolis, RJ. Escreve desde os nove anos. 
Sempre apaixonada pelas artes, também se dedica ao teatro como atriz e produtora, além de já ter passado pela dublagem.
Formou-se em Administração de Empresas, buscando outras oportunidades e conhecimento além da sua veia artística. Mantém sua empresa de publicidade e produção de eventos, além de palestrar sobre motivação. 
Publicou seu primeiro livro em 2017, pela editora Multifoco, O Devoto.
Em 2018 tornou-se membro da ALB, Academia de Letras do Brasil, Sucursal Teresópolis, RJ, Primeira Academia Mundial da Ordem de Platão.

Em 2019 lança seu segundo livro pela editora Madras, uma das grandes do Brasil, com distribuição nacional. 


Polindo o espelho da vida: Areando panela

Letícia de Queiroz

Polindo o espelho da vida: Areando panela

Letícia de Queiroz

 

Às vezes arear uma panela pode trazer bons pensamentos.

Mas que afirmação é essa?

Já ouviu aquela velha expressão popular:

_ “Tá precisando é de um tanque de roupa pra lavar! ”

_ “ Vá lavar uma louça! ”

Geralmente essas frases vêm após algumas palavras negativas. Então a expressão sugere que quem se ocupa, não pensa em bobagens ou as fale.

E desta vez, pela primeira vez, peguei-me areando uma leiteira; e com gosto a areava.  Quê coisa, hein!?

Porque estava de fato no momento presente, almejando que aquela leiteira brilhasse! Não estava apenas lavando a louça, porém consciente do meu ato.

Mas, Letícia, filosofar sobre uma leiteira? Que tipo de filosofia é essa?

Bom... Na filosofia budista, por exemplo, existe uma metáfora de polir o espelho da vida. Quanto mais polido o espelho é, melhor ele reflete sua imagem. Polir o espelho da vida são as nossas ações do cotidiano. Para que o nosso eu iluminado possa aparecer refletido neste espelho. Quanto mais polir, poderá ver manifestado nele o seu estado iluminado.

Então a sua vida refletirá este estado. Finalmente você verá esta beleza espelhada em todos os aspectos da sua existência. E naquele momento enquanto areava aquela leiteira suja de fuligem... lembrei-me desta metáfora.

Estava eu, ali, sem pressa, apenas lavando. Estar presente, no instante presente, requer consciência. E sua mente descansa neste período; sabia?

Cada esfregão equivale a um ato para que sua existência brilhe. Um ato focado, com consciência. Determinado. Até minha face aparecer na leiteira.

O pensar sobre a vida é assim, ele acontece nos momentos mais distraídos e simples.

Polir o espelho da existência demanda um esforço contínuo. Pois ele embaça novamente. Como a leiteira que novamente no fogo suja-se da fuligem. Como na vida precisamos renovar as nossas decisões todos os dias após passar pelo fogo dos desafios.

Deixe sua vida brilhando, refletindo o melhor de você!

Quando alguém lhe disser:

_ “ Vá caçar um tanque de roupa pra lavar! ”

Medite sobre o que acomete o seu próprio aborrecimento. Reflita como aproveitar cada momento, até esse de lavar a roupa, para abrilhantar a sua jornada!

Parece que a pessoa está desejando o seu mal, porém pode ser um alerta para ocupar a sua mente. Analisar a própria mente.

E o curioso, que no dia seguinte eu fui lavar roupa... E lá estava eu, também, por algum instante, gostando de lavar roupa! Mas que curioso!

Todavia, filosofando sobre algo tão simplório; do que eu estava gostando, na verdade, era da minha própria presença! Estava contemplando minha presença consciente de sua ação. Presente na ação!

E me vem à luz das ideias um filósofo brasileiro, Clóvis de Barros Filho, que diz adorar ouvir o que ele mesmo diz. Ele ama ouvir o que ele diz. Achei tão instigante, cômico! Não é soberba, é amor a própria natureza. Ao eu, a si, a sua existência! E se você tem, possui esse amor por si, tratará de arear a sua vida, lavar a sua vida, polir a sua vida, lustrar... para que ela reluza! Não permitirá, jamais, que a fuligem a consuma, ou que fique embaçada e você não se reconheça mais no decorrer dos anos. Ou que acumule manchas, enfeando a peça _ sua existência.

Se nesses momentos tão singelos consegue nutrir amor pela sua presença, acalmará os ânimos e renovará suas decisões. Ouvirá, também, a sua voz e gostará de ouvi-la.

A sensação de cara lavada, banho tomado, casa limpa, traga não apenas para o ambiente físico; traga para o seu ser!

“Agora sim, sinto-me iluminado! ”

“ Estou brilhando! ”

“ Estou tinindo! ”

“ Agora ninguém me segura! ”

“Hoje tô que tô!” 

Publicação autorizada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário