sexta-feira, 1 de outubro de 2021

AUTOR DO MÊS!

 











A autora do mês de Outubro é Rozana Gastaldi Cominal, de Hortolândia -SP. Poeta e professora. Formada em  Letras, ministra oficinas culturais e pedagógicas e faz revisão de textos.Eu vejo. Eu vivo. Ufa! Respiro. E não piro. Suspiro!Ver e sentir o outro. Ações imprevistas. Correr os riscos. O que move o hoje? O desejo, o sonho por uma sociedade instrumentalizada que refaça a ordem necessária diminuindo as desigualdades sociais. Que o respeito mútuo seja a base do diálogo e que venham sororidade e poesia na ordem do dia.

Publicação de poemas em redes sociais, revistas literárias digitais, e-books e livros físicos. Em destaque: Quarentena poética(2020), 1ª Coletânea de Poesia do Mulherio dasLetras na Lua, Enluaradas I, Mulheres Maravilhosas I e II,  As 4 Estações, Sinergia, Permita-se Florescer, A poesia não é inofensiva, Um dólar por dose, Nascer pela segunda vez, Coletânea A obra de Maria Valéria Rezende – Resenhas e variações (2021).

Facebook: https://www.facebook.com/rozana.cominal

Instagram: https://www.instagram.com/rozanagastaldi/


RENASCER

Rozana Gastaldi Cominal

Quero acreditar que amanhã será um novo dia

mesmo sob o olhar vago do outono temporão.

Que venha a mansidão tomar conta

do verde sem cor após o verão abrasador!

 

Quero acreditar que amanhã será um novo dia

por mais que as tempestades de inverno

esgarcem a minha silhueta frágil

de mulher-árvore.

Sinto a densa seiva a me alimentar

e as verdes-folhas-selvagens-homem

a brotar!

 

Quero acreditar que amanhã será um novo dia

mesmo me sentindo tão só,

mesmo sabendo o quanto a incompletude

me domina, mesmo que

as verdes-folhas-selvagens-homem

me deixem temporariamente nua,

pois, sob o concreto da selva de pedra,

as fortes raízes da mulher-mansa-árvore

anunciam

que a primavera é tão certa

quanto o vento que sopra!

Poema que integra a antologia poética “As 4 Estações”, organizada por Fernando Raine e Shirlei Pinheiro.


PAPIRO 

Rozana Gastaldi Cominal

suspiro, desviro

a fria folha de cima
congelada
dobro-a e me desdobro
mergulhada  nessa folha inerte

mas a folha não responde
– já é (apenas) dobradura
pudesse falar
pudesse rimar
e eu mal consigo desenhar

cada vez mais, distancio
do ouro, do louro da glória
preciso excretar
esse papiro prematuro
casulo de mim                                                                                      

Poema que faz parte da antologia poética “Permita-se Florescer”, organizada por Bibiana Danna. Disponível também no canal do  Toma Aí Um Poema: https://www.youtube.com/watch?v=X6Ujw-nwe7Q


EM TEMPO DE GUERRA

 

imperfeitos gomos
defeito genético em todos os cromossomos
não há dna que nos alivie do que somos

 

EM TEMPO DE PAZ

 

destros e sinistros

nem sempre perfeitos em todos os compromissos

há tolerância para os casos omissos


Rozana Gastaldi Cominal

Poemas que compõem a tertúlia poética “Quarentena Poética”, organizada por Nirlei Maria Oliveira.

Publicação autorizada.

2 comentários:

  1. Em movimento seguimos na literatura brasileira contemporânea. Obrigada por nos divulgar e espalhar nossos versos.
    Forte abraço, Shirlei Pinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Poeta maravilhosa! Não canso de ler seus poemas!

    ResponderExcluir