terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

REFLEXÃO POR TANIA COSTA

 


ONDE ESTÁ NOSSO CORAÇÃO?

O ano está começando, os dias se passam rapidamente e corremos atrás de tantas coisas que não nos damos conta de coisas tão simples e perfeitas que existem ao nosso redor.

Nossa mente voltada para o trabalho, para os afazeres do dia a dia, para a correria cotidiana. Nosso corpo todo, em um conjunto frenético e harmonizado, obedece a esse grande comandante que é esse poderoso órgão chamado cérebro.

Mas o nosso coração, onde está?

Podemos responder com facilidade, é o que pensamos. Assim como o cérebro, ele faz parte da máquina chamada corpo e está no interior do nosso peito, executando sua tarefa muito bem, ao menos é o que desejamos, bombeando nosso sangue, pulsando, batendo, nos mantendo vivos.

Mas não é nesse sentido físico que me refiro ao fazer essa pergunta que martela em minha mente e faz palpitar esse órgão chamado “coração”.

Corremos tanto, estamos tão envolvidos em batalhas que nos parecem, por vezes, impossíveis de vencer, que deixamos nossos mais belos sentimentos adormecidos, esquecidos, jogados em um canto qualquer como um livro cheio de lindas estórias que já lemos e agora está na estante, empoeirado...sem utilidade.

Mas você já percebeu que se pegarmos o velho livro esquecido, tirarmos o pó acumulado de tempos e o abrirmos, as lindas estórias ainda estarão lá?

E o mais incrível! ...  Quando você abrir o velho livro e ler novamente aquelas estórias por tempo esquecidas, elas não parecerão velhas, antigas, sem graça. Muito pelo contrário, elas terão ainda o mesmo encantamento, ou quem sabe, até maior encantamento porque você também envelheceu, amadureceu, adquiriu sabedoria, e então conseguirá ver um novo sentido na leitura.

Quando você abrir o velho livro, você abrira novamente suas asas da imaginação. Que por algum motivo, em algum ponto de sua vida você esqueceu que possui, assim como esqueceu do livro.

É mais ou menos assim que funciona com seu coração.A vida vai passando, as batalhas vão chegando e você vai deixando para trás, em alguma prateleira sua história, seus sentimentos puros.  Vai deixando seu coração ficar empoeirado e dando lugar somente para seu cérebro agir.

Devemos sim, agir com a razão, nosso cérebro é muito sábio, principalmente se o alimentarmos corretamente, com bons pensamentos e boas leituras, por exemplo. Mas devemos também dar voz ao nosso coração, deixar ele falar um pouco, deixar ele gritar ao mundo o quanto ainda é capaz de amar.

Nosso coração pode e deve estar onde ele quiser! É claro, acompanhado por Deus, nosso mestre e por nosso cérebro, que direciona as coisas com coerência. Mas sim, devemos deixar nosso coração ficar onde ele desejar.

Quem sabe hoje nosso coração possa estar dando a mão ao caído par levantá-lo? Ou, quem sabe, dando carinho a uma criança, que mesmo muito pequena já conhece o sofrimento? Ou ainda, quem sabe,  nosso coração no dia de hoje, possa  estar dando amor e cuidados aquele idoso que passou sua vida inteira cuidando dos seus entes queridos que agora o largaram em um canto? Como o livro empoeirado, os idosos possuem lindas histórias a serem contadas.

Onde está seu coração?

O mundo chora, o mundo está se debatendo, ansiando por amor, tentando sobreviver. São incontáveis as dores do mundo!

Que possamos usar toda a sabedoria que essa potente máquina chamada cérebro possui para tentar melhorar o mundo. Mas não nos esqueçamos que se o nosso cérebro não estiver aliado ao nosso coração. Será tudo em vão.

“ Acima de tudo revistam-se do amor, que é o elo perfeito”.  Colossenses 3:14

“Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria.”.  Paulo de Tarso, 1 coríntios 13

Onde está seu coração?

Deus nos abençoe! Que nosso coração esteja sempre voltado para o amor que é o dom supremo.Que possamos ser um livro aberto, que as pessoas possam abrir suas asas e voar num mundo mágico, onde não há dor, nem sofrimento, onde se possa viver os mais belos sonhos.

Tania Costa é escritora desde a adolescência mas conseguiu realizar seu sonho de infância em 2020 quando publicou seu primeiro livro A Fazenda das Borboletas pela Editora UNISV.Nascida em São José do Norte, vinda de família humilde, extremamente tímida, sempre teve muito gosto pela leitura, quando não estava na escola passava horas lendo. É presidente de uma ong que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA

3 comentários: