terça-feira, 1 de março de 2022

SHIRLEI PINHEIRO ENTREVISTA.

 

A entrevistada dessa edição é Naty Brasil.

                                                            


Natalia Fachinette Dias - Naty Brasil

Nascida em 27/11/1994 em Fernandópolis/SP, Naty Brasil (Natalia Fachinette Dias) é coordenadora editorial de poesias na Psiu Editora; colunista na Revista Projeto AutoEstima; autora de Poesias para Travessia, coautora em mais de 50 obras nacionais e internacionais, incluindo o Best Seller As Donas da P**** Toda vol. 2. Atualmente, têm se dedicado ao trabalho com redação e revisão de livros e textos. Dentre os relevantes reconhecimentos recebidos durante sua trajetória até então estão os títulos de Embaixadora da Paz e Referência Literária Contemporânea. Além disso, é membro de cinco Academias Internacionais distribuídas entre as modalidades de Literatura, Artes, Letras e Ciências e a nível acadêmico está realizando formação pedagógica em letras, tem graduação em administração de empresas e especialização em Pedagogia Universitária. Naty faz de seu Instagram @natybrasilescreve seu portfólio, mantendo todos os registros dessa extraordinária jornada “poeticamente literária” nele.


Jornal Escritores da Serra
- Quando e como foi seu início na literatura?

Naty Brasil - Meu início na literatura deu-se a partir da aprovação dos poemas “Um fiasco”, “Pássaro cantante” e “Conflito interno” na antologia “O amor, a poesia e nós” organizada por Natanael Vieira pelas Edições Literattus.

JES - De onde busca a inspiração para seus textos?

NB - Da divindade, da música e dos momentos emocionantes. (externas)
Da observação do mundo, suas interações e paisagens (externas).
Do processo de autoconhecimento diário, contínuo e interminável. (internas).
Da ressignificação de crenças, pensamentos e sentimentos. (internas)


JES
- Como você tem visto a valorização da mulher na literatura?

NB - Em comparação com outros momentos da literatura, considerando que as mulheres já tiveram até que se passar por homens para continuarem escrevendo, não posso dizer que não houve nenhuma evolução. Contudo, seguimos em uma árdua luta para a valorização, pois ainda seguimos distante da igualdade com os homens na literatura ou em qualquer outra área.
Particularmente recebo apoio, carinho e incentivo de mulheres e homens que compreendem, fazem o possível e entende a relevância dessa valorização. Isso já me deixa imensamente contente: saber que estamos no caminho apesar dos desafios.

JES - Em sua opinião o que falta para a cultura no país?

NB - Educação e incentivo. Em minha opinião as pessoas em nosso país crescem sem interesse nas atividades culturais em virtude dos baixos índices de educação no país. A educação está diretamente associada ao processo de apreciação da cultura. Afinal, as pessoas não se interessam por aquilo que não entendem.

JES - Como tem sido sua rotina literária durante a pandemia do Coronavírus?

NB - Foi intensa de Junho/2020 até agora Fevereiro/2022 (sem férias). Participei de muitas coletâneas, escrevi meu livro de poesias, escrevi para revistas e até tive a oportunidade de fazer voluntariado em editora. Agora pretendo realizar uma pausa para finalizar minha licenciatura em letras.

JES - Quantos livros você já escreveu e quantas coletâneas participou?

NB - Escrevi apenas um livro, mas já participei de quase 60 coletâneas.

JES - Quais os pontos positivos e negativos da sua trajetória na escrita? 

NB - Positivos: Superei-me a cada dia ao me divulgar, desenvolver autoconfiança, conhecer artistas maravilhosos, acreditar em meus sonhos e ver muitos se realizarem.

Negativos: O que costumo chamar de “cansaço ocular”, além das experiências e pessoas não tão maravilhosas que existem em todas as áreas e na escrita não é diferente.

JES - Qual mensagem passaria para quem quer iniciar na vida literária?

NB - O artista não é nada menos do que um empreendedor. Você é seu negócio. Além de escrever... Cuide de si. Comemore suas conquistas. Estude para aprimorar sua escrita. Divulgue seus trabalhos. Mas principalmente: viva essa jornada! Faça relacionamentos, amizades genuínas, pois para construir uma vida literária é necessária uma alma ensolarada.

 

Perguntas rápidas:

Livro favorito?

A Cabana

 

Filme favorito?

Minha vida em marte

 

Ator ou atriz favoritos?

Will Smith

 

Autor favorito?

Elizabeth Gilbert

 

Escreva a baixo um trecho de algum livro. Pode ser seu livro.

Qual o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo extraordinário? – John Green, O Teorema de Katherine

                                         

                                  






SINOPSE (LIVRO SOLO) POESIAS PARA TRAVESSIA - Eu sei que você está realizando uma Travessia em sua vida nesse exato momento. Por isso, nesse e-book, compartilho por meio de 31 poemas, experiências sobre a partida, o caminho e o destino de uma das travessias mais desafiadoras de minha vida. Por que? Porque além de nossos conflitos e descobertas serem muito semelhantes, o nosso destino é sempre o mesmo. Para alguns de nós o amor próprio, para outros o amor ao próximo ou o amor pela vida…. Mas, sempre ao final de cada travessia, lá está ele: o amor! Então, permita-se viver o seu destino, renda-se a essa leitura e, finalmente, sinta-se em paz ao concluir com êxito mais uma travessia.

                                                 

                                              

 





SINOPSE (LIVRO EM COAUTORIA) – AS DONAS DA P***** TODA - Seguindo o grande sucesso do primeiro volume que no dia 04 de Fevereiro de 2022 ficou entre os livros mais vendidos do Brasil, entrando para a lista da revista Veja em 20º lugar e para a lista da Publishnews de não ficção em 3º lugar e em 10º no geral,a obra “As donas da p**** toda - vol. 2” dá voz a 34 mulheres que, assim como tantas outras, enfrentaram adversidades e preconceitos e decidiram lutar e mudar não apenas suas vidas, mas a realidade e a mentalidade que as rodeiam. O livro traz relatos e experiências transformadoras de superação, coragem e determinação, que nos mostram que ainda há muito a ser conquistado e que para isso, é importante que cada vez mais mulheres tenham consciência de que um futuro melhor depende das ações do presente. A obra tem o objetivo de inspirar pessoas a evoluírem em busca de uma sociedade mais justa,acolhedora e livre de preconceitos.

 

 







Link para aquisição da obra Poesias para Travessia:

Livro Digital: (Gratuito) https://linktr.ee/Naty_Brasil

Livro Físico:https://loja.uiclap.com/titulo/ua15189/

 

Contatos e links pessoais para acompanharem conteúdos autorais e para interessados na obra As Donas da P***** Toda vol. 2:

WhatsApp: (17) 99787-6511

Instagram: @natybrasilescreve

Facebook:https://www.facebook.com/natalia.dias.3572/

LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/natalia-dias-psiu-editora/

 

Em tudo que escrevo, permaneço

 

Por mais que tentemos

Ficar afastados,

Nossos corações

Se atraem,

Desesperados.

 

Quando percebo,

Já estão abraçados,

Entrelaçados,

Agarrados.

 

Literalmente,

Inexplicavelmente,

Selvagemente.

 

Por mais que inúmeros

Poemas, textos e cartas

Eu tenha rasgado,

Amassado,

Arremessado,

Deletado...

 

O fato é que pensando

Em ti, permaneci.

Não resisti.

Não consegui.

Por isso,

Escrevo aqui.

 

Em tudo que escrevo,

Permaneço.

Talvez por esse motivo,

Não te esqueço.

Contudo, busco um recomeço.

 

Enquanto isso,

Apenas sigo em frente,

Agindo indiferente,

Permitindo que o destino

Decida sobre a gente...

 

Naty Brasil

 

2 comentários:

  1. Parabéns Naty Brasil! Tão jovem e já com uma maravilhosa bagagem literária. Sucesso para você!

    ResponderExcluir
  2. Que privilégio poder conhecer um pouco mais dessa talentosa autora! Perguntas instigantes e respostas inteligentes! Parabéns!

    ResponderExcluir