domingo, 15 de maio de 2022

PROJETO FUNDO DO BAÚ

 


Olho Grande
Coisas que me dão medo, gente preguiçosa e invejosa, do tipo que vê que o quintal do outro é mais verde e mais bonito, e nada faz pelo seu próprio quintal. São pessoas de olho grande, aqueles que segundo minha mãe secam pimenteira, e com razão secam mesmo.
 Conheci a anos atrás uma garota, uma linda morena, que trabalhava comigo. Não me lembro bem como, tornamo-nos amigas, de frequentar uma a casa da outra, de sairmos com nossos maridos, para barzinhos, etc.
 Notei que ela reparava nas coisas, e eu na época tinha em minha sala, um porta revistas de cinzal, que eu mesma fiz, deu um trabalhão, meu esposo sempre comentava que eu era maluca de ficar tanto tempo trançando aquele fio, mas no fim ficou até bonito e eu me orgulhei muito de meu trabalho. Bem, voltando ao ponto, notei que minha nova amiga olhava e olhava para o meu revisteiro. Então comentei: Bete, quer um eu faço pra você. E qual não foi minha surpresa, quando minha amiga, simplesmente retirou as revistas, empilhou-as num canto, pegou o revisteiro e enfiou em uma sacola, que havia pedido ao marido para pegar na cozinha.
 Meu marido olhou pra mim admirado e encolheu os ombros, como se não estivesse entendendo nada. Então a moça falou: “-você faz outro pra você esse aqui é meu”. Eu pasmei, fiquei completamente sem reação, nem sei se falei alguma coisa. Resultado, nunca mais fui à casa da moça, e nunca fiz um novo revisteiro, porque aquele era único, e nada o substituiria.
 E o pé de arruda que nasceu em meu jardim, após ser retirado de um vasinho, foi lançado à terra e floresceu gigante, diante dele essa moça resolveu pegar uns galhos, e o pobre do arruda morreu quase que de imediato, em uma semana secou. O engraçado é que em meio a outras plantas que continuaram verdes e viçosas, o pobre arruda secou, não só as folhas amarelam e caíram, o pé todo com quase com um metro de altura, secou até a raiz.
Se eu não visse não acreditaria, até hoje penso nisso e é verdade olho grande existe.

Ivete Rosa de Souza

Nascida em 1955 em Santo André, adoro ler e escrever, sou apaixonada por poesia, contos e  crônicas.

@iveterosades (Instagram)

Facebook (Ivete Rosa de Souza)


Projeto Fundo do Baú criação e edição de Shirlei Pinheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário