quarta-feira, 15 de junho de 2022

CANDIDA CARPENA


 

Bom humor contagiante                                                                               

            Não posso afirmar qual sensação foi, não deu tempo. O importante foi o efeito= eu sorri, em meio às compras para o almoço= na casa de amigos. Já comento tudinho, ok?

 Cidade de colonização italiana, na Serra Gaúcha; onde no outono já dá para sentir um ar fresco e o sol passa a ser idolatrado. As ruas em sua maioria são de aclives e, portanto, declives também. Algumas quadras separavam a casa do mercado e em prol do cardápio do dia encarei com gosto, pois a região era plana, ufa!

Como não sei ir direto ao setor que pertence o produto a comprar, sempre dou uma voltinha pelo local. De repente vejo algo interessante, alguma promoção, uma “gulodice”... Com o botão do autocontrole ligado peguei uma cuca de coco, adoro. E rumo ao caixa que percebi ser com fila única, uma só atendente sempre é um gatilho para o pensamento ansioso: será que vai demorar?) e eu de máscara, álcool no bolso e mantendo a distância de outros humanos. Eis o motivo do sorriso citado acima...

Um idoso, com três itens no cesto estaciona atras de mim, com um bom dia simpático e sotaque da região. Inclusive é bom escutar aquele som; tenho ouvido tantos outros nos últimos anos. Eu mesma, ainda tenho um sotaque forte e jeito enfático de falar do gaúcho, portanto sou identificada onde quer que esteja, fora de questão disfarçar. Por educação e consciência dei minha vez para aquele senhor. Ele nem queria a princípio, por eu ser mulher =olha o cavalheirismo=, mas insisti e ele aceitou. Sou encantada por pessoas idosas, em geral paro para observar, dar atenção, conversar; são lições de vida e bençãos para nós, caminhantes.

Percebi ele ser bem conhecido ali, cliente antigo, com carisma aos funcionários. A moça do caixa, de bem com a vida, comentou a ausência dele a alguns dias. Ele respondeu ter saído para cortar o cabelo e andar um pouco no sol. Com um elogio e entonação de uma pessoa empática, falou:7

- O senhor ficou bonito.

E para minha surpresa, ele respondeu:

- Sempre fui, hoje estou mais bonito

Pronto! Ele ganhou uma fã. Que maravilha ver uma pessoa com idade avançada, portanto com algumas limitações, especialmente nestes tempos difíceis com a pandemia manter o bom humor. Tai o motivo pelo qual sorri; me senti nutrida, motivada a ver as coisas da vida pelo lado positivo, dar ênfase ao bem.

Por fim da cena, se despediu e agradeceu a minha gentileza. Quase falei:

- Obrigada ao senhor, que preencheu meu reservatório de luz, sem perceber e gratuitamente.

CONTATOS:

E-mail: cscarpena45@gmail.com

Facebook: Cândida Carpena 

Instagram: @candida.carpena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário